Página Inicial / Quem foi Allan Kardec
Quem foi Allan Kardec PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administração   
Qua, 30 de Março de 2011 16:13

ALLAN KARDEC


o codificador do Espiritismo

Do registro civil constou o nome Denizard Hippolyte Léon Rivail. A certidão de batismo registrou o nome Hippolyte Léon Dinizard Rivail. Nasceu às 19h do dia 3 de outubro de 1804, na cidade de Lyon, na França, e desencarnou em 31 de março de 1869, entre 11h e 12h em sua residência, em Paris, vítima de ruptura de aneurisma da aorta.

Filho de Baptiste Antoine Rivail, magistrado, e de Jeanne Duhamel. Iniciou seus estudos em Lyon e os concluiu em Yverdun, na Suíça, sob orientação do professor João Henrique Pestalozzi, para onde foi com a idade de 10 anos. Rivail bacharelou-se em Ciências e Letras. Falava e escrevia o alemão, o inglês, o espanhol, o italiano e o holandês.

Em 6 de fevereiro de 1832 casou-se com a professora Amélie Gabrielle Boudet, nascida em 23 de novembro de 1795. Como Rivail publicou várias obras, referentes a línguas, matemática, ciências naturais e educação.

Em 1854 o Professor Rivail, através de seus amigos Fortier e Carlotti, entra em contato com o assunto das mesas girantes, como instrumento de comunicação dos Espíritos.

Em 1855, na casa da Sra. Plainemaison assiste ao fenômeno das mesas girantes e, a partir de então, passa a investigar profundamente esta fenomenologia. Através de metodologia científica, concluiu sobre a existência de um mundo invisível e de sua comunicação conosco.

Em 18 de abril de 1857, lança O Livro dos Espíritos, que contém o ensinamento dos Espíritos Superiores. Com esta obra surgem, não só a Doutrina Espírita ou Espiritismo, como também os vocábulos Espiritismo, espírita e espiritista, como também Allan Kardec, pseudônimo usado por Rivail nas obras espíritas. Em encarnação anterior, nas Gálias, ele fora chefe druida com o nome de Allan Kardec, revelação feita pelo Espírito Zéfiro. Posteriormente lançou, dentre outros, mais os seguintes livros: O que é o Espiritismo (julho de 1859), O Livro dos Médiuns (janeiro de 1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (abril de 1864), O Céu e o Inferno (agosto de 1865), A Gênese (janeiro de 1868). Em 1858, lançou a Revista Espírita e fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas.

Última atualização em Dom, 22 de Janeiro de 2012 20:40
 

Reflexões Espiritistas

 
 

Pesquisar no Site

Educação Espírita

Educação Espírita Para a Família

CONHEÇA O NOSSO TRABALHO

SEMEANDO IDÉIAS

 
Leia aqui 
 
 

Movimento Espírita

 

Grupo Espírita Redenção - Andaraí - Rio de Janeiro, Powered by Joomla!